Turismo Rural

Sebrae investe na divulgação de projeto turístico na região

Experimente a Costa Doce Gaúcha foi apresentando na manhã de terça (1º) à imprensa

Foto: Jô Folha - DP - Jussara Cruz Argoud falou sobre o reposicionamento da marca

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) RS, em Pelotas, anunciou na manhã desta terça (1º), à imprensa, que vem investindo quase R$ 1 milhão na promoção do projeto turístico Experimente a Costa Doce Gaúcha no Extremo Sul do Brasil. O objetivo é divulgar os 32 roteiros turísticos existentes em 33 municípios que integram o programa para alavancar a oferta turística. Quatro deles estão no Doce Caminho Rural, que desbrava a colônia de Pelotas.

Durante a coletiva, a analista de projetos turísticos do Sebrae, Jussara Cruz Argoud, detalhou as ações que o Sebrae vem fazendo, sendo que o aporte financeiro do Serviço é de 60% e os 40% restantes são de parcerias e empresas engajadas no crescimento do turismo na Região Sul, entre elas a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), municípios do litoral sul, que vão desde a Barra do Ribeiro a Santa Vitória do Palmar, e as 12 agências de turismo. Nesse percurso, são vários roteiros a serem explorados nos segmentos Ecoturismo, Turismo de Experiência, Gastronômico, Histórico e Cultural, de Inclusão, Pedagógico e Rural.

A proposta, segundo Jussara, já estava em andamento em 2019, quando houve um reposicionamento da marca Costa Doce, sendo que o lançamento foi adiado por três anos em função da pandemia. “Nesse período, tivemos que manter o atendimento a micro e pequenas empresas”, explicou a analista. Mas enquanto o mundo parava por causa do vírus, a rota de fuga das pessoas era a zona rural. “Morro Redondo tinha seis empreendimentos. Com a última atualização, são 36 negócios que geram emprego e renda. O mesmo sintoma percebeu-se na colônia de Pelotas, que hoje tem mais de 50 empreendedores, além da Capilha, no Taim, que já entrou na rota turística da Costa Doce e atraindo investidores do setor de hospedagem.

Ações
“Rotas e roteiros existem, temos projetos qualificados e empresas, mas precisávamos divulgar”, esclareceu Jussara. Entre as ações realizadas nos últimos anos, teve a participação na Fenadoce, preparação de agências, catálogo digital de produtos, revista Costa Doce Gaúcha, vídeo da Costa Doce, Festuris, Roadshow Estadual (Porto Alegre, Caxias e Santa Maria) e no Uruguai, além de depoimentos dos empreendedores. No calendário deste ano ainda está a participação de um dos maiores eventos turísticos em Gramado e em mais duas feiras, além de três Famtour Cultural, Rural e Ecoturismo e um Press Trip.

Pesquisa
Durante o evento também foi divulgada a pesquisa encomendada pelo Sebrae a uma operadora de telefonia que apontou que Pelotas aumentou 80,30% o número de visitantes únicos, na comparação de 2019 com 2022 (matéria divulgada no dia 12 de julho pelo Diário Popular). O titular da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), secretário Gilmar Bazanella, acrescentou que no primeiro semestre do ano foram registradas a movimentação de 26. 550 pessoas em 624 voos de São Paulo a Pelotas e de Porto Alegre a Pelotas. Ao mesmo tempo, notou-se que o Município ainda falha no número de leitos de hotéis, tendo registrados 1.421 espaços e 807 apartamentos. “Estima-se que em 2026 se tenha mais turistas em hospedagens do que em hotéis”, disse o secretário. A pesquisa, que aponta ainda o perfil do visitante e o tempo que permanece na cidade, pode ajudar a mudar esse cenário, sendo que dois empreendimentos da cidade já oferecem contratos de aluguel mais flexíveis.

A partir desses dados e dos números pesquisados sobre fluxo de turistas, a dica do Sebrae e da Azonasul é explorar o que há de melhor na Costa Doce Gaúcha e ser um multiplicador do patrimônio local de cada município.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas inscreve 500 moradias no cadastro reserva do Minha Casa, Minha Vida Anterior

Pelotas inscreve 500 moradias no cadastro reserva do Minha Casa, Minha Vida

Telhas entregues pela Defesa Civil estão sendo vendidas indevidamente Próximo

Telhas entregues pela Defesa Civil estão sendo vendidas indevidamente

Deixe seu comentário